Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

programa [2010/02/27 00:33]
admin criada
programa [2016/09/22 14:23] (atual)
admin
Linha 1: Linha 1:
-===== Programa ===== + 
-Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do +===== Objetivos da disciplina ===== 
-licenciado. Tem um caráter múltiplo: é integradora, porque junta os conhecimentos adquiridos na Física básica com os métodos analíticos aprendidos nas cadeiras de matemática; por causa disso também, é uma introdução às técnicas da Física Matemática; é uma disciplina que leva o estudante ao domínio de técnicas bastante gerais de resolução de problemas, o que é parte da natureza mesmo da profissão de físico; e proporciona, por fim, uma visão mais abrangente e completa dos conteúdos da Física newtoniana, além de apresentar, a nível introdutório, formulações mais sofisticadas e gerais, + 
-como a obtida a partir de princípios variacionais.\\+Apresentar um histórico das tendências do ensino de física em âmbito mundial e nacional. Incentivar e promover a construção e/ou elaboração de material didático teórico e experimental para aplicação no ensino médio, particularmente explorando conteúdos de mecânica e calor, tanto clássicos quanto modernos e contemporâneos. 
===== Ementa ===== ===== Ementa =====
-  * Mecânica newtoniana de uma partícula.\\ +Concepções e métodos de ensinar e de aprender. Evolução das tendências para o ensino de Física. Abordagens experimentais no ensino de Física. Elaboração de Projetos de Ensino de Mecânica e Calor, incluindo os desdobramentos desses conteúdos na Física Moderna. Produção de material didático
-  * Oscilações.\\ + 
-  * Problema de dois corpos: gravitação e forças centrais.\\ +(Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ 
-  * Dinâmica de um sistema de partículas.\\ + 
-  * Movimento em referencial não inercial.\\ + 
-  * Princípio variacional.\\ +Motto:\\ 
-  * Equações de Lagrange.\\ +"In the matter of Physics, the first lessons should contain nothing but what is experimental and interesting to see. A pretty experiment is in itself more valuable than 20 formulae."\\ 
-(Fonte: catálogo da UFF)\\+A. Einstein\\