Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
programa [2010/02/27 00:33] admin criada |
programa [2016/09/22 14:23] (atual) admin |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | ===== Programa ===== | + | |
- | Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do | + | ===== Objetivos da disciplina ===== |
- | licenciado. Tem um caráter múltiplo: é integradora, porque junta os conhecimentos adquiridos na Física básica com os métodos analíticos aprendidos nas cadeiras de matemática; por causa disso também, é uma introdução às técnicas da Física Matemática; é uma disciplina que leva o estudante ao domínio de técnicas bastante gerais de resolução de problemas, o que é parte da natureza mesmo da profissão de físico; e proporciona, por fim, uma visão mais abrangente e completa dos conteúdos da Física newtoniana, além de apresentar, a nível introdutório, formulações mais sofisticadas e gerais, | + | |
- | como a obtida a partir de princípios variacionais.\\ | + | Apresentar um histórico das tendências do ensino de física em âmbito mundial e nacional. Incentivar e promover a construção e/ou elaboração de material didático teórico e experimental para aplicação no ensino médio, particularmente explorando conteúdos de mecânica e calor, tanto clássicos quanto modernos e contemporâneos. |
===== Ementa ===== | ===== Ementa ===== | ||
- | * Mecânica newtoniana de uma partícula.\\ | + | Concepções e métodos de ensinar e de aprender. Evolução das tendências para o ensino de Física. Abordagens experimentais no ensino de Física. Elaboração de Projetos de Ensino de Mecânica e Calor, incluindo os desdobramentos desses conteúdos na Física Moderna. Produção de material didático. |
- | * Oscilações.\\ | + | |
- | * Problema de dois corpos: gravitação e forças centrais.\\ | + | (Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\ |
- | * Dinâmica de um sistema de partículas.\\ | + | |
- | * Movimento em referencial não inercial.\\ | + | |
- | * Princípio variacional.\\ | + | Motto:\\ |
- | * Equações de Lagrange.\\ | + | "In the matter of Physics, the first lessons should contain nothing but what is experimental and interesting to see. A pretty experiment is in itself more valuable than 20 formulae."\\ |
- | (Fonte: catálogo da UFF)\\ | + | A. Einstein\\ |